11 de jul. de 2007

A CASA GREGA e ROMANA

“As casas gregas (entre os séculos VI e V a.C) eram construídas com dois ou três cômodos, tendo ao seu redor um grande jardim, sendo feitas basicamente com pedras, madeira ou ainda tijolos. Casas maiores ainda possuíam cozinhas, um espaço para banhos, uma sala de jantar para homens e, talvez, uma área onde as mulheres podiam sentar-se e conversar. Os jardins eram utilizados para que homens e, especialmente as mulheres, pudessem receber amigos ou apenas apreciar uma boa conversa sem sair de casa. Era comum que as mulheres costurassem ou tecessem malhas no jardim de suas casas.
Os gregos da Antiguidade gostavam muito de contar e ouvir histórias e fábulas. Uma de suas atividades favoritas consistia em reunir a família no jardim para que as crianças pudessem escutar as histórias contadas pelo pai ou pela mãe. ... Outra atividade comum nos jardins gregos era cozinhar e apreciar parte de suas refeições em seus belos e bem cuidados jardins.”
(1)


Peristilo da Casa Vertti na cidade romana de Pompéia - Fonte: br.geocities.com/vulcoes/Cidadesromanas.htm

“Examinemos a disposição de uma das casas descobertas nas minas de Pompeia. A entrada ou prothyrum n.º l, conduz ao atrium n.º 2, chamado displuviatum, isto é que servia para o despejo das aguas da chuva para fora da habitação. Tinha na grossura da parede o impluvium n.º 3 e 4, e os alegretes para as flôres.
Uma escada de madeira n.º 5, conduzia ao aposento que occupava o dono da casa e a sua familia. Posto que a escada estivesse inteiramente destruida, era facil observar o feitio do corrimão, porque o artista a riscara na parede que lhe servia de caixa.
Os quartos 6 e 7 eram destinados para receber os estrangeiros e os amigos. O escravo que guardava a porta da rua devia dormir no quarto n.º 8, onde se conservava tambem de dia. Era pequena a cosinha n.º 9 colocada ao lado do corredor.”
Figura e texto (2)

Percebemos, através dos textos e imagens, que uma casa grega, possui divisões com barreiras fixas em alvenaria, inclusive com setorização de funções sociais no térreo, com parte de serviços à frente, quarto de visitas ao fundo, separada dos serviços pelo pátio/jardim, enquanto o pavimento superior é reservado ao morador, resguardando sua intimidade.
A sociedade grega é estratificada, portanto a casa de cada cidadão se moldava às suas necessidades. Neste exemplo a familia tinha apenas 1 escravo que servia de guarda, por isso estava dentro da residência, mas há casos de grandes casas muitos cômodos e patios e jardins que ajudavam a setorizá-los - ver em (4). Os jardins e pátios, além disso eram locares de estar, de reunião e de diversão para toda a família.
Apesar de o lote, nesse caso nao ser regular, há busca de aspectos retomados mais adiante no tempo com o “projeto clássico” como a busca da simetria, justaposição dos compartimentos em volta do pátio e métrica no posicionamento das colunas.


(1) Machado, João Luís Almeida, Recortes da vida cotidiana na Grécia Antiga, artigo disponível em www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=265 de 01/07/2007
(2) Silva, Joaquim Possidonio Narciso da, Noções Elementares de Arqueologia, Documento digitalizado datado de 1878 ao principe D. Carlos Fernando Pedro d'Alcantara, disponível em:
http://www.classicistranieri.com/portuguese/1/7/1/8/17186/17186-h/17186-h.htm

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de saber a fonte das informações postadas. Agradeço desde já.